domingo, 10 de dezembro de 2017

Hora da leitura: João Gordo – Viva La Vida Tosca


Por Pedro Humangous

Eu adoro ler. Mas esse não foi um hábito que tive desde criança, fui adquirindo conforme fui crescendo e amadurecendo na vida. Tenho muitos livros e histórias em quadrinho, o duro mesmo (hoje em dia) é arrumar tempo para dedicar à leitura. Confesso, leio devagar. Estou com essa biografia do João Gordo há meses na minha cabeceira, levo pra todo lugar comigo e finalmente consegui terminar! 

Acho difícil alguém no Brasil nunca ter ouvido falar do João Gordo ou do Ratos de Porão. Você pode até não gostar de um ou do outro, mas não conhecer é bastante improvável. 


A leitura flui com naturalidade, numa linguagem fácil e muito próxima da que usamos no dia a dia. É fácil se conectar e se sentir rapidamente um amigo do Gordo. Narrada por ele mesmo, o livro conta sua história de vida, desde criança até os dias de fama. Foi muito legal acompanhar essa trajetória, sua adolescência conturbada, as brigas com o pai, o surgimento do movimento Punk no Brasil, o surgimento do Ratos de Porão, o abuso das drogas, o nascimento dos filhos, etc. Sua vida é literalmente exposta aqui, recheada de detalhes, histórias tensas e engraçadas, definitivamente uma biografia divertida de ler. O livro, lançado pela Darkside Books, vem em capa dura aveludada, com papel de altíssima qualidade, repleto de fotos que ilustram cada momento vivido por João. Após ler esse livro, passamos a entender melhor esse ídolo mundial, compreender suas escolhas e apreciar ainda mais o artista que é. Tudo faz mais sentido após Viva La Vida Tosca. Escrito por André Barcinski, o material contém 320 páginas e está disponível nas principais livrarias do país. Em um ótimo momento da literatura, onde surge uma nova biografia por mês, recomendo muito essa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário